Compartilhar:

Por meio da regeneração (criar de novo) você passou a pertencer à família de Deus. Ao crer na mensagem do evangelho você recebeu poder para ser feito (criado) filho de Deus ( Jo 1:12 ).  Nesta nova família, Deus é o seu Pai, e Jesus é o seu irmão primogênito ( Rm 8:29 ). Todos os que creram receberam graça sobre graça, alcançando salvação (graça) e a condição de filhos (mais graça) ( Jo 1:16 ). Ao subir à glória Cristo conduziu muitos filhos a Deus ( Hb 2:10 ), e, portanto, todos que creram são mesmo filhos de Deus ( 1Jo 3:1 ).


A família de Deus

Ao crer na mensagem do evangelho você recebeu poder para ser feito (criado) filho de Deus ( Jo 1:12 ). Por meio da regeneração (criar de novo) você passou a pertencer à família de Deus. Nesta nova família, Deus é o seu Pai, e Jesus é o seu irmão primogênito ( Rm 8:29 ).

Todos os que creram receberam graça sobre graça, alcançando salvação (graça) e a condição de filhos (mais graça) ( Jo 1:16 ). Ao subir à glória Cristo conduziu muitos filhos a Deus ( Hb 2:10 ), e, portanto, todos que creram são mesmo filhos de Deus ( 1Jo 3:1 ).

Como filho de Deus você deve estar cônscio que Ele cuida de você “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” ( 1Pe 5:7 ), sem esquecer a recomendação de Jesus, de que os filhos não precisam inquietar-se com as coisas deste mundo ( Mt 6:31 ).

Você já verificou quais são as benesses por ser um dos filhos de Deus?

Por ser filho de Deus você:

  • Venceu o maligno ( 1Jo 2:13 e 14);
  • O maligno não lhe toca ( 1Jo 5:18 );
  • A sua vida está escondida com Cristo em Deus ( Cl 3:3 );
  • Você é participante da natureza de Deus ( Cl 2:10 ; Jo 1:16 );
  • Você é semelhante a Cristo neste mundo ( 1Jo 4:17 );
  • Possui uma herança;
  • Você venceu o mundo “Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?” ( 1Jo 5:5 );
  • Você é mais que vencedor ( Rm 8:37 );
  • Tudo concorre para o seu bem ( Rm 8:28 );

Os filhos dos homens têm direito a herdar bens de seus pais, e para administrarem esses bens, precisam atingir a maioridade, mas , como herdeiro de Deus, assim que se ingressa na família já é idôneo para participar da herança dos santos ( Cl 1:12 ). Você foi abençoado com todas as bênçãos espirituais ( Ef 1:3 ); Você está assentado nas regiões celestiais ( Ef 2:6 ); Você é templo e morada do Espírito Santo ( 1Co 6:9 ); Você é nova criatura, você é luz, etc.

É de grande importância que você saiba os direitos que adquiriu quando ingressou nessa ilustre família, tanto que o apóstolo Paulo empenhou-se na árdua tarefa de conscientização sobre a nova condição daqueles que creram no evangelho, veja: “É também nele que vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação” ( Ef 1:13 ). Por estar em Cristo, ou seja, por ser uma nova criatura, todas as condições enumeradas anteriormente são pertinentes a você.

Por pertencer à família de Deus, além de você ter um Pai Celestial, você tem muitos irmãos. Quem são os seus irmãos? Todos que em todo o lugar invocam o nome de Cristo conforme anunciado nas Escrituras. Eles são seus irmãos porque creram em Cristo, e também receberam poder para serem feitos filhos de Deus ( Jo 1:12 ).

E qual deve ser o seu tratamento para com os seus irmãos em Cristo?

Você não pode esquecer que os seus irmãos são provenientes de todos os povos, de todos os lugares e de todas as condições sociais. À época de Paulo, os cristãos eram provenientes de diversas nações (gregos, judeus, romanos, etc). Também eram provenientes de diversas regiões (Ásia, Europa, África, etc). Da mesma forma, os cristãos possuíam condições sociais distintas (ricos, pobres, servos, livres, doutores, pescadores, etc).

Quando Deus acolheu os seus filhos pela fé em Cristo não fez distinção alguma entre eles. Da mesma forma, você não pode fazer distinção entre aqueles que foram chamados à graça de Deus, preferindo uns em detrimento de outros por causa de suas origens e condições sociais pertinentes a este mundo.

Não se esqueça que somente são filhos de Deus os que aceitaram a Cristo por intermédio da fé, e que, as questões culturais, matérias e sociais não demonstram quem é ou não filho de Deus.

Você precisa estar cônscio desta verdade, visto que, aparecerão pessoas que lhe dirá que os filhos de Deus são abastados financeiramente e possuem saúde física plena, focando-se apenas em questões materiais. Chegarão ao cumulo de afirmar que você não é filho de Deus por não estar abastado financeiramente, ou por estar passando por alguma enfermidade e ainda comparando condições financeiras para levá-lo a fazer imprecações contra Deus.

Ao deparar-se com estas pessoas, você deve lembrar-se que:

  • os cristãos não têm neste mundo possessão permanente;
  • os gerados de Deus ajuntam tesouro em uma pátria onde a ferrugem e a traça não come;
  • a sua esperança está focada no mundo vindouro, pois os que esperam em Deus com relação às coisas deste mundo são os mais miseráveis dos homens ( 1Co 15:19 );
  • o dever dos filhos de Deus está em buscar as coisas que são dos céus, e as demais serão acrescentadas.

Vimos anteriormente que, os filhos de Deus são reconhecidos através daquilo que professam acerca de Cristo, e não através de suas origens, posses, cultura, condição social ou comportamento.

Os nascidos de Deus, ou os que obedecem a Deus, ou os que se arrependeram, enfim, os cristãos devem compreender que as diferenças existentes neste mundo servem aos filhos de Deus como estímulo ao amor, visto que, é dever considerar uns aos outros na condição em que eles estão ( Hb 10:24 ).

 

Perguntas:

1) Você pertence a qual família por crer em Cristo?

R. Por meio da regeneração (criar de novo) você passou a pertencer à família de Deus.

2) Você é _um dos filhos _ de Deus pela fé em Cristo. E Jesus é o _primogênito _ entre muitos irmãos.

3) Por que os filhos de Deus não precisam estar inquietos?

R. Os filhos de Deus não precisam inquietar-se com as coisas deste mundo ( Mt 6:31 ), porque Deus cuida de seu filhos “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” ( 1Pe 5:7 )

4) Quem são os seus irmãos?

R. Todos que em todo o lugar invocam o nome de Cristo conforme o anunciado nas Escrituras são os seus irmãos porque creram em Cristo. Todos eles receberam poder para serem feitos filhos de Deus ( Jo 1:12 )

5) Qual a condição social de Onésimo? Como Paulo o considerava? ( Fm 1:16 )

R. Onésimo era escravo, porém, Paulo o considerava irmão.

6) A igreja era composta por __judeus__,__gregos__, _escravos_, __livres__, __homens__, mulheres__ … ( Gl 3:28 )

7) A condição social, financeira, ou de saúde influência a salvação?

R. Não!

8) As diferenças socioeconômicas servem para __estimular os cristãos ____ ao amor fraternal.

Claudio Crispim

É articulista do Portal Estudo Bíblico (https://estudobiblico.org), com mais de 360 artigos publicados e distribuídos gratuitamente na web. Nasceu em Mato Grosso do Sul, Nova Andradina, Brasil, em 1973. Aos 2 anos de idade sua família mudou-se para São Paulo, onde vive até hoje. O pai, ‘in memória’, exerceu o oficio de motorista coletivo e, a mãe, é comerciante, sendo ambos evangélicos. Cursou o Bacharelado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública na Academia de Policia Militar do Barro Branco, se formando em 2003, e, atualmente, exerce é Capitão da Policia Militar do Estado de São Paulo. Casado com a Sra. Jussara, e pai de dois filhos: Larissa e Vinícius.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *