Compartilhar:

Possuir a virtude do Espírito Santo faz parte do cuidado do nosso Pai Celestial. Todos os filhos de Deus são alvos do cuidado d’Ele, mas muitos não têm consciência disto, por isso Jesus foi bastante enfático ao demonstrar o cuidado de Deus com cada um de seus filhos.


A proteção de Deus

(Cidade), __ de (mês) de (ANO).

Prezado irmão (a) (Colocar nome do destinatário)

Continuando o comentário sobre a bênção de não possuirmos outro destino a não ser sermos conforme a imagem de Cristo (predestinados para filhos por adoção), quero lembrá-lo que você pertence à família dos nascidos de Deus!

Quando do nascimento dos seus pais você recebe um nome acompanhado do nome de família, que é uma espécie de chancela de que se pertence à uma família específica. Agora, após ser gerado de novo através do poder contido no evangelho de Cristo, você pertence a uma nova família (Colocar nome do destinatário), a família de Deus.

Você precisa mensurar a tamanha grandeza de ser participante de Cristo, pois você é um dos filhos (a) de Deus e possui prerrogativas próprias ao nome da família de Deus.

O nome de Jesus é investido de poder, e o mesmo poder é outorgado a todos os filhos. Jesus veio fazer a vontade do Pai, e para isso recebeu poder e autoridade “Mas eu conheço-o, porque dele sou e ele me enviou” ( Jo 7:29 ). De igual modo, quando Cristo subiu aos céus,outorgou poder e autoridade aos seus irmãos e amigos, e um dos seus irmãos e amigos é você, família (Colocar nome do destinatário) “Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós” ( Jo 20:21 ).

Além de anunciar o evangelho, o Senhor Jesus deu vista aos cegos, limpou leprosos, acalmou tempestades, ressuscitou mortos, para que os homens cressem n’Ele, e disse: “Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai” ( Jo 14:12 ).

Você está capacitado a realizar as mesmas obras realizadas por Cristo, pois como a obra dele era fazer a vontade do Pai (a vontade de Deus é que creiam em Cristo), certo é que o poder do evangelho que você anunciará promoverá o reino de Deus, pois a mensagem da cruz atrai os homens a Cristo. Você estará dando vista aos cegos que jazem em trevas, limpado os oprimidos pela lepra do pecado, dado vida aos que estão mortos em delitos e pecados ( Is 61:1 ).

Além de tudo isto, por pertencer à família de Deus, você tem vida eterna e está sob o cuidado de Deus. Apesar de você ainda não saber o seu novo nome, certo é que você possui uma herança imarcescível da qual é participante toda a família de Deus, e o que lhe confere tal herança é o nome preciosismo do Senhor Jesus.

Como um dos filhos de Deus, você será supervisionado pelo Espírito Santo. É uma regalia de família – Você sabe como é a relação familiar! Deus cuida dos que lhe pertencem!

Quando alguma dificuldade surpreende um dos membros da família, todos sofrem e, quando a bênção vem sobre a família todos desfrutam em conjunto. A família de Deus recebeu, no dia de Pentecostes, a bênção de ter o Espírito Santo como consolador e mestre “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito” ( Jo 14:26 ).

Os professores utilizam um guia didático para ensinar, e o Espírito Santo se utiliza da Bíblia. Ele orienta para que você não seja dominado por homens inescrupulosos, por isso, é importante conferir na Bíblia tudo que lhe for ensinado, pois o Espírito Santo o guiará a toda verdade. O Senhor Jesus só falou o que está nas Escrituras e seus apóstolos também, e o Espírito Santo não diferente do Senhor Jesus porque Ele é o Espírito de Deus.

Um filho deve estar inteirado e seguir os ensinamentos do seu pai, agindo assim, engrandece o nome da sua família. Depois que o filho estiver fundado e arraigado na família (sabendo e seguindo o ensino do Pai), o Pai dá uma missão: “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria, e até aos confins da terra” ( At 1:8 ).

Você é revestido de poder para testemunhar poderosamente acerca deste nome. Este poder é outorgado aos filhos que anunciam, que propagam o nome que herdou ( 1Co 12:7 ), sendo que, particularmente, do Espírito é concedido a cada um a Sua manifestação, para o que for útil.

Quanto mais você anunciar a salvação em Jesus Cristo, mais o Espírito se manifestará através de você aos homens, convencendo-os do pecado, da justiça e do juízo. Vale uma ressalva: devemos anunciar Jesus como diz as Escrituras, do contrário nos tornamos falsas testemunhas, falsos profetas e a manifestação de poder não virá de Deus. Ler Mt 7:22 -23.

Possuir a virtude do Espírito Santo faz parte do cuidado do nosso Pai Celestial. Todos os filhos de Deus são alvos do cuidado d’Ele, mas muitos não têm consciência disto, por isso Jesus foi bastante enfático ao demonstrar o cuidado de Deus com cada um de seus filhos.

Deus teve o cuidado de nos vestir de justiça através do seu poder e nos revestiu com seu Espírito, quanto mais nos vestirá de roupas de tecido?

Observe as seguintes recomendações: “Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? (Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal” ( Mt 6:31 -34).

Esta passagem demonstra que Deus cuida até mesmo das nossas emoções. Pessoas que se preocupam excessivamente com o dia de amanhã sofrem de ansiedade e podem ficar depressivas. Teríamos muito a falar deste cuidado de Deus, mas ficará para outra oportunidade.

O cuidado de Deus para com você é amplo e abrange todos os aspectos da sua vida.

“E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” ( Rm 8:28 )

Muitos filhos de Deus acreditam que tudo que acontecer com ele será agradável, e quando algumas coisas não correspondem com suas expectativas chegam a pensar que Deus os abandonou, o que o torna um alvo fácil para os dardos inflamados do inimigo.

Na verdade, quer os acontecimentos agradem você ou não, Deus faz com que seja o seu bem, e é por isso que a recomendação para os filhos de Deus é: ’em tudo daí graças!’.

O bem deste versículo não é o mesmo que bom! O bem deste versículo significa que Deus está trabalhando por você para que você chegue a estatura de varão perfeito (parecer com Cristo em todos os aspectos: na palavra, no trato, no espírito, na fé e na pureza), pois Cristo, mesmo sendo o Filho, aprendeu a obediência, pois resignou-se a submeter-se ao sofrimento ( Hb 5:8 ).

E por isso mesmo (Colocar nome do destinatário), que você passa por provações, mas tenha a certeza de que não serás desamparado, porque não serás provado além das suas forças ( 1Co 10:13 ). Para te preservar, Jesus alertou que no mundo os seus seguidores teriam aflições, e isto foi dito para que você ficasse em paz “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” ( Jo 16:33 ).

(Colocar nome do destinatário), alegra-te no teu Deus! Ele têm tesouros para você que ainda não imaginas.

Desfrute deste privilégio (Colocar nome do destinatário).

Paz em Cristo Jesus nosso Senhor.

Assinatura do Pastor

 

Observação:

A carta faz referência aos seguintes versículos:

O nome de Cristo – ( Fl 2:9 -10 ; Ef 1:21 );

Operação de maravilhas – ( Mc 16:17 -18);

Cuidados existenciais – ( Mt 6:29 -30);

Predestinação – ( Rm 8:29 );

Herança – ( Cl 1:12 );

Unção do Espírito – ( Is 61:1 );

Amigos- ( Jo 15:14 ).

 

Claudio Crispim

É articulista do Portal Estudo Bíblico (https://estudobiblico.org), com mais de 360 artigos publicados e distribuídos gratuitamente na web. Nasceu em Mato Grosso do Sul, Nova Andradina, Brasil, em 1973. Aos 2 anos de idade sua família mudou-se para São Paulo, onde vive até hoje. O pai, ‘in memória’, exerceu o oficio de motorista coletivo e, a mãe, é comerciante, sendo ambos evangélicos. Cursou o Bacharelado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública na Academia de Policia Militar do Barro Branco, se formando em 2003, e, atualmente, exerce é Capitão da Policia Militar do Estado de São Paulo. Casado com a Sra. Jussara, e pai de dois filhos: Larissa e Vinícius.