Compartilhar:

A palavra ‘cheio’ é mal compreendida quando se refere ao Espírito. Ela indica ‘plenitude’ e não uma gradação, como muitos pensam. Muitos entendem que ser cheio do Espírito é gradativo, como se o cristãos fosse um copo e o Espírito fosse um líquido. Por conta desta ideia muitos dizem que o Espírito Santo ‘transborda’ do crente e ‘enche’ a vida daqueles que não tem o Espírito.


Cheios do Espírito

Você é um dos filhos de Deus, logo, membro da família de Deus. Da mesma forma que você entrou na família humana por intermédio do nascimento natural, através do NOVO NASCIMENTO você entrou na família de Deus.

Sobre o novo nascimento Jesus disse: “O que é nascido da carne é carne; o que é nascido do Espírito é espírito” ( Jo 3:6 ), ou seja, os homens que nasceram segundo a carne de Adão são carnais, e os homens nascidos de Deus (Espírito) são espirituais.

Assim é possível definir que os filhos de Adão são ‘carnais’ e os filhos de Deus são ‘espirituais’. Neste diapasão o apóstolo Paulo disse: “Mas não é primeiro o espiritual, senão o carnal, e depois o espiritual” ( 1Co 15:46 ).

Perceba que é impossível ao homem vir a este mundo na condição de homem espiritual, visto que é nascido segundo a carne. Primeiro é preciso nascer homem carnal, para depois nascer homem espiritual. Lembre-se do que foi exposto na lição acerca da parábola dos dois caminhos.

(Diferente de todos os outros homens, Jesus foi gerado de Deus na condição de homem espiritual e espirito vivificante. Embora Jesus tenha participado da carne e do sangue para em tudo ser semelhante aos seus irmãos, não foi gerado segundo Adão, antes foi gerado pelo Espírito Eterno)

Destacaremos o elemento de maior importância nesta lição: Qual o terreno, tais também são os terrenos; e qual o celestial, tais também os celestiais ( 1Co 15:48 ). O que Paulo estava demonstrando neste verso aos cristãos? O homem terreno e animal é Adão, e o homem espiritual e celestial é Cristo, o último Adão ( 1Co 15:45 ).

O apóstolo Paulo demonstra o mesmo que João em seu evangelho: “…qual ele é, somos nós também neste mundo” ( 1Jo 4:17 ).

Com base nestes versículos temos que, da mesma forma que Cristo homem foi cheio (pleno) do Espírito, você também é cheio do Espírito por crer na mensagem do evangelho. Após beber da água da vida você passou a condição de homem espiritual.

O Espírito de Deus estava sobre Cristo ( Lc 4:18 ), e da mesma forma está sobre você “O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós” ( Jo 14:17 ).

João é enfático ao falar que os cristãos receberam a plenitude de Deus, graça sobre graça ( Jo 1:16 ), ou seja, você está cheio, pleno de Deus.

“Que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos” ( Ef 1:23 );

“E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus” ( Ef 3:19 );

“E recebestes a plenitude em Cristo, que é o cabeça de todo principado e potestade” ( Cl 2:10 ).

Você é cheio (pleno) do Espírito por ter nascido de novo. Por estar em Cristo você é filho da luz “E eu serei para vós Pai, E vós sereis para mim filhos e filhas, Diz o Senhor Todo-Poderoso” ( 2Co 6:18 ). A nova natureza proveniente da regeneração tornou você pleno do Espírito, ou seja, de posse da natureza divina ( 2Pe 1:4 ).

Para nascer de novo foi preciso você beber da água que faz jorrar uma fonte para a vida eterna, que é a palavra de Deus (nascer da água). Ou seja, para nascer da água e do Espírito foi necessário você abandonar os seus conceitos (arrepender-se), acatando a vontade de Deus, que é: crer naquele que Deus enviou.

Ser cheio (pleno) do Espírito, ou a condição de filho da luz não é proveniente do comportamento, antes decorre da filiação divina. Os nascidos do Espírito são espirituais. Os filhos da Luz são luz. Os de novo nascido são filhos de Deus.

Da mesma forma que você, todos os seus irmãos em Cristo também são espirituais, por crerem na mensagem do evangelho “Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva” ( Jo 7:38 ). Alcançaram a condição de espirituais por terem nascido do Espírito segundo a palavra (água) e vontade de Deus (Espírito).

Obseve bem: o seu irmão em Cristo também recebeu de Deus a plenitude do Espírito, ele também é cheio do Espirito.

Jesus prometeu aos seus discípulos que estaria com eles todos os dias até a consumação dos séculos ( Mt 28:20 ). O Espírito Santo passou a habitar e estar com os cristãos todos os dias ( Jo 14:17 ).

A palavra ‘cheio’ é mal compreendida quando se refere ao Espírito. Ela indica ‘plenitude’ e não uma gradação, como muitos pensam. Muitos entendem que ser cheio do Espírito é gradativo, como se o cristãos fosse um copo e o Espírito fosse um líquido. Por conta desta ideia muitos dizem que o Espírito Santo ‘transborda’ do crente e ‘enche’ a vida daqueles que não tem o Espírito.

A única forma que a Bíblia apresenta para que uma pessoa possa ser cheia do Espírito Santo é crendo na mensagem do evangelho, que é poder para todos quantos crerem, e serão feitos filhos de Deus ( Jo 1:12 ), plenos da natureza de Deus.

A fonte inesgotável que faz jorrar uma fonte para a vida eterna é a palavra de Deus, e não os cristãos de per si. Se alguém tem sede deve vir a Cristo, que é a fonte ( Jo 7:37 ). A única coisa que você pode produzir é o fruto dos lábios, ou seja, professar a Cristo como Senhor da sua vida ( Hb 13:15 ).

O fruto que você produz, professando Cristo como Senhor, conterá a semente incorruptível, que é a palavra de Deus. Através do fruto dos teus labios outros homens tornar-se-ão plenos, cheios do Espírito de Deus.

A ‘plenitude de Deus’, ou ‘ser cheio do Espírito’ não é promovido por sacrifícios, jejuns, orações, imprecações, meditações, etc. A condição de ‘cheio do Espírito’ só é possível alcançar através da mensagem do evangelho. A plenitude se dá quando o homem crê em Cristo conforme Bíblia diz.

 

Perguntas e respostas:

1) Os nascidos segundo a carne (Adão) são __carnais__ .

2) Os nascidos de Deus (Espírito) são __espirituais__ .

3) É possível vir a existência um homem espiritual antes de nascer carnal? 1Co 15:46

R. Não! Primeiro nasce o homem carnal, e depois ao nascer de novo, o homem torna-se espiritual

4) Quem habita os que creem?

R. O Espírito Santo.

5) Qual o sentido da palavra ‘cheio’ do Espírito? Jo 1:16

R. Pleno do Espírito. Não tem relação com uma ideia de gradatividade. Quem não é pleno (cheio), está vazio.

6) Você é cheio do Espírito (pleno) por crer em Cristo, o que indica que você é __um dos filhos de Deus__ e Deus é o seu __Pai__. 2Co 6:18

7) Você é o __templo__ e o Espírito de Deus __habita em você_ , o que o torna pleno (cheio) de Deus 1Co 6:19 ; 2Co 6:16

Claudio Crispim

É articulista do Portal Estudo Bíblico (https://estudobiblico.org), com mais de 360 artigos publicados e distribuídos gratuitamente na web. Nasceu em Mato Grosso do Sul, Nova Andradina, Brasil, em 1973. Aos 2 anos de idade sua família mudou-se para São Paulo, onde vive até hoje. O pai, ‘in memória’, exerceu o oficio de motorista coletivo e, a mãe, é comerciante, sendo ambos evangélicos. Cursou o Bacharelado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública na Academia de Policia Militar do Barro Branco, se formando em 2003, e, atualmente, exerce é Capitão da Policia Militar do Estado de São Paulo. Casado com a Sra. Jussara, e pai de dois filhos: Larissa e Vinícius.