Cálice transbordando

O Salmo 22 se cumpriu quando Jesus estava na cruz e o Salmo 16 quando Jesus ressuscitou. O verso 5 do Salmo 23 se refere ao calvário, onde Jesus foi crucificado.

Leia mais

Cristo e a sua Igreja

A Igreja de Cristo subsiste perfeita e em unidade com Cristo e com o Pai, e cada membro constitui ministro do espírito.

Leia mais

A ceia do Senhor e a comunhão

O elementos que compõem a Ceia do Senhor é figura, sendo que cada participante é a realidade! É comum as pessoas reverenciarem e atribuírem valor às figuras quem compõe a Ceia do Senhor, mas, negligenciarem a realidade.

Leia mais

A meretriz assentada sobre muitas águas

A mulher vestida de sol representa a estabilidade da promessa feita aos pais, já a meretriz refere-se aos filhos de Jacó que se mostraram aleivosos desde que foram arrancados do Egito.

Leia mais

Salmo 23 – O Senhor é o meu pastor, nada me faltará

O Salmo 23, que declara “O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará”, apresenta diversas figuras simbólicas. Essas figuras levantam perguntas cruciais: O “cálice transbordante” simboliza alegria ou ignomínia? A “mesa preparada” propõe reconciliação com o inimigo, ou aponta para a vítima da festa? Este salmo é uma parábola que faz referência a um rebanho, ou uma profecia acerca de uma ovelha específica?

O verdadeiro significado do Salmo 23 só se revela quando é analisado sob o prisma da vítima perfeita, escolhida e preservada por Deus: o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

Leia mais

Como não tomar a ceia do Senhor indignamente?

Qualquer que não discerne que judeus e gentios são são membros de um mesmo corpo é indigno da ceia do Senhor.

Leia mais

O corpo de Cristo

Há um só corpo e um só espírito, e todos que creem em Cristo se tornaram participantes da Igreja, que é o corpo de Cristo (Efésios 4:4).

Leia mais

A ceia do Senhor

O objetivo de quem participa da mesa do Senhor deve ser única e exclusivamente anunciar a morte de Cristo. 

Leia mais