A eleição em Esaú e Jacó

É Deus quem chamou a descendência de Abraão ao prometer: ‘em ti serão benditas todas as famílias da terra’. É Deus quem providenciou linhagem a Abraão ao dizer: ‘Por este tempo virei, e Sara terá um filho’. E foi Deus que disse: ‘O maior servirá o menor’.

Leia mais

Deus endurece a quem quer?

Deus jamais permanece indiferente diante de um coração contrito, revelando Sua misericórdia àqueles que Lhe obedecem (Salmo 51:17; Salmo 34:18; Isaías 57:15). Mas, se Deus ama os que O amam, como compreender a conclusão paulina “Deus endurecer a quem quer?” (Deuteronômio 30:20; Provérbios 8:17).

Leia mais

O Livro de Jó – Transcendendo a problemática do sofrimento

O essencial para compreender a justiça de Deus não é o sofrimento do personagem Jó, mas, os predicativos atribuídos a Jó.

Leia mais

A eleição e a predestinação segundo o eterno propósito de Deus

Enquanto a graça é favor imerecido demonstrado individualmente em todos os tempos a todos os homens salvando-os da condenação em Adão, a eleição é bênção especifica para uma geração especifica.

Leia mais

A mulher samaritana

A mulher samaritana quando descobriu que estava diante de um profeta, quis saber de questões de ordem espiritual, e deixou suas necessidades em segundo plano.

Leia mais

O propósito eterno de Deus

Na eternidade Deus estabeleceu o seu eterno propósito segundo o conselho da sua vontade: a preeminência de Cristo.

Leia mais

Malaquias descreve o amor de Deus

Não foram as ações de Esaú ou Jacó que determinaram o amor de Deus.

Leia mais

Gálatas 4 – As alegorias das duas alianças

A alegoria que remete as duas alianças, Sara e Agar, destaca que aqueles que desejam estar debaixo da lei são comparados ao filho da escrava, e não herdarão com a igreja de Cristo.

Leia mais