Culto aos anjos
Que tipo de ‘culto aos anjos’ o apóstolo Paulo adverte estar rondando os cristãos de Colossos? Estaria alguém tentando introduzir nas igrejas primitivas um cerimonial dedicado aos seres celestiais?
Saiba maisQue tipo de ‘culto aos anjos’ o apóstolo Paulo adverte estar rondando os cristãos de Colossos? Estaria alguém tentando introduzir nas igrejas primitivas um cerimonial dedicado aos seres celestiais?
Saiba maisConhecimento, presciência, pré-conhecimento – O verbo προγινώσκω (proginóskó) e o substantivo πρόγνωσις (prognósis), foi impregnado com certa conotação fatalista, porém, uns apontam a soberania e outros a presciência divina como fator determinante da salvação.
Saiba maisApós a ressurreição, todas as coisas estavam sob o domínio de Jesus. No entanto, os cristãos da época da escrita da carta aos Hebreus ainda não haviam plenamente compreendido isso. O autor da carta aborda essa falta de compreensão como um problema a ser esclarecido. Apesar de não perceberem totalmente que Jesus tinha autoridade sobre tudo, isso não alterava a realidade dos acontecimentos. De fato, é uma verdade incontestável: todas as coisas estão sujeitas a Cristo!
Saiba maisSe pudéssemos entrevistar o autor da carta aos Hebreus e lhe perguntássemos: “Quem é Jesus?”, encontraríamos a resposta nos versículos dois a quatro (Hebreus 1:2-4). Da mesma forma, se solicitássemos que ele apresentasse seus argumentos em apoio às suas declarações sobre Jesus, eles estariam detalhadamente descritos nos versículos seis a quatorze (Hebreus 1:6-14).
Saiba maisA mensagem que os profetas (mensageiros, anjos) anunciavam era tão grandiosa que eles desejavam compreendê-la plenamente (atentar para o evangelho). Eles indagavam sobre os tempos e as ocasiões em que tais maravilhas ocorreriam e quem seriam os beneficiados por elas. O texto não diz que os anjos desejaram pregar o evangelho!
Saiba maisComo é possível ao homem operar a salvação? Com temor e tremor, ou seja, o homem opera a salvação obedecendo (tremor) a palavra do Senhor (temor).
Saiba maisAo apresentar o espírito inatingível da lei, Jesus demonstrou à multidão constituida na sua grande maioria de judeus que eles não faziam nada de mais quando seguiam as regras da lei, pois os gentios e os cobradores de impostos faziam as mesmas coisas ( Mateus 5:46 -47).
Saiba mais