profetas

Interpretação bíblica

Culto aos anjos

Que tipo de ‘culto aos anjos’ o apóstolo Paulo adverte estar rondando os cristãos de Colossos? Estaria alguém tentando introduzir nas igrejas primitivas um cerimonial dedicado aos seres celestiais?

Saiba mais
Eleição e Predestinação

Conhecimento, presciência, pré-conhecimento – προγινώσκω (proginóskó)

Conhecimento, presciência, pré-conhecimento – O verbo προγινώσκω (proginóskó) e o substantivo πρόγνωσις (prognósis), foi impregnado com certa conotação fatalista, porém, uns apontam a soberania e outros a presciência divina como fator determinante da salvação.

Saiba mais
Hebreus

Hebreus 2 – O Criador de todas as coisas

Todas as coisas estão sujeitas a Jesus, porém, os cristãos ainda não viam isso claramente. Este era um problema de entendimento que o escritor queria esclarecer: embora não percebessem que todas as coisas estavam sujeitas a Cristo, isso não mudava a realidade dos fatos. A verdade é que todas as coisas estão, de fato, sujeitas a Cristo!

Saiba mais
Hebreus

Hebreus 1 – O testemunho de Deus acerca do seu Filho

Se entrevistássemos o escritor da carta aos Hebreus e perguntássemos: “Quem é Jesus?”, a resposta estaria nos versículos dois a quatro (Hebreus 1:2-4). Se pedíssemos que o escritor apresentasse argumentos em favor de suas alegações acerca de Jesus, eles estariam expostos nos versículos seis a quatorze (Hebreus 1:6-14).

Saiba mais
Interpretação bíblica

Temor e tremor

Como é possível ao homem operar a salvação? Com temor e tremor, ou seja, o homem opera a salvação obedecendo (tremor) a palavra do Senhor (temor).

Saiba mais
Evangelho Mateus

Obediência sem legalismo

Ao apresentar o espírito inatingível da lei, Jesus demonstrou à multidão constituida na sua grande maioria de judeus que eles não faziam nada de mais quando seguiam as regras da lei, pois os gentios e os cobradores de impostos faziam as mesmas coisas ( Mateus 5:46 -47).

Saiba mais