Romanos

Romanos

Paulo destaca que o pecado, como condição que separa o homem da vida que há em Deus, é anterior ao advento da lei mosaica. Isso levanta questões fundamentais: se o pecado estava no mundo antes da lei, como sustentar que o pecado não é imputado sem a presença de uma lei?

Saiba mais
Romanos

Enquanto Abraão é uma referência de fé em Deus decorrente da promessa, o povo de Israel serve como exemplo negativo de incredulidade, que se manifesta em desobediência.

Saiba mais
Romanos

Romanos 3 – Ao morrer com Cristo, o homem é libertado (justificado) do pecado, e ao ressurgir com Ele, o novo homem é declarado justo (justificação).

Saiba mais
Romanos

O apóstolo destaca que não há diferenças entre judeus e gentios diante da retribuição divina, pois tanto judeus quanto gentios são pecadores. Além de cada um ser recompensado segundo as suas obras (Romanos 2:6), os gentios perecerão mesmo não tendo lei, e os judeus, por estarem debaixo da lei, por ela serão julgados.

Saiba mais
Romanos

Os filhos de Israel rejeitaram o conhecimento de Deus e não quiseram ouvi-Lo. Deus os entregou aos desejos de seus corações, que, sendo enganosos e perversos, cheios de iniquidades, promoviam desonra entre si (Romanos 1:24; Salmo 78:29-30; Jeremias 17:9).

Saiba mais
Eleição e Predestinação

Deus jamais permanece indiferente diante de um coração contrito, revelando Sua misericórdia àqueles que Lhe obedecem (Salmo 51:17; Salmo 34:18; Isaías 57:15). Mas, se Deus ama os que O amam, como compreender a conclusão paulina “Deus endurecer a quem quer?” (Deuteronômio 30:20; Provérbios 8:17).

Saiba mais
Polêmicos

O que define o homem carnal é estar vendido ao pecado. O crente em Cristo é liberto do pecado e servo de Deus, portanto, é impossível ser servo da justiça e ser carnal.

Saiba mais