Avivamento espiritual
Se fosse uma intervenção divina, o tal avivamento espiritual não poderia depender de encontrar espaço no coração das pessoas. Mas,
Se fosse uma intervenção divina, o tal avivamento espiritual não poderia depender de encontrar espaço no coração das pessoas. Mas,
Somente uma oração coletiva dos filhos de Jacó poderia promover a restauração do povo de Israel, pois seria uma prova de que todos em Israel se sujeitaram ao mandamento de Deus.
O ‘avivamento’ bíblico, no sentido de ‘realizar’, ‘implementar’, decorre do que Deus estabeleceu, por meio da sua palavra. À parte da palavra de Deus, não há obra e nem ‘avivamento’.
Deus concede do seu Espírito e realiza maravilhas. Na lei, o homem encontra apenas obrigações, mas através da pregação do evangelho (fé), a ação é de Deus, que tem o poder de abundar a sua graça no homem, tornando-os filhos de Abraão.
A oração de Habacuque é para Deus implementar (avivar) a sua obra. Ora, a obra maravilhosa e admirável é o suscitar dentre as nações os caldeus, e que, ao longo dos anos os homens haveriam de conhecê-la.
O escritor aos Hebreus citou Habacuque para demonstrar a necessidade de perseverança após o homem fazer a vontade de Deus.
Habacuque não duvida da obra maravilhosa revelada, porém, continua em busca de respostas, pois não compreende o modo de Deus trazer correção ao seu povo.
Basta o homem inclinar os ouvidos que se achegará a Deus. Ao ouvi-Lo, o homem terá vida!