Categoria: Defesa da Fé
Princípios de interpretação dos textos bíblicos
Quando nos deparamos com passagens mais densas, imagens proféticas ou alegorias de difícil interpretação, a dificuldade não está na Bíblia, mas na limitação humana diante da profundidade dos textos bíblicos.
News DetailAlém da Lei Moral: O Evangelho como Resposta à Alienação, não à Moral
Um erro recorrente no pensamento cristão contemporâneo é a tentativa de correlacionar o Evangelho estritamente à moral humana. No entanto, a Escritura demonstra que o Evangelho opera em uma dimensão distinta.
News DetailO que se entende por Porta Larga?
Este artigo revela, com base na parábola das duas portas, que Adão representa a porta larga e Cristo a porta estreita, simbolizando uma nova geração. A mensagem central é que a salvação não decorre de moralismo, mas do novo nascimento em Cristo, o último Adão.
News DetailO Homem que Confia em Seu Semelhante é Maldito?
A proposta de Jeremias 17:5 – Maldito o homem que confia no homem- é denunciar o homem que confia em si mesmo, tendo como base elementos como ser israelita, ter a adoção de filhos, a glória, as alianças, a lei, o culto, as promessas, os pais, etc., e por isso, se afastava de Deus.
News DetailA parábola das Dez Virgens
Descubra o verdadeiro significado escatológico da parábola das Dez Virgens, para além dos clichês moralistas e interpretações equivocadas. Este estudo revela sua conexão com os sinais proféticos, o juízo sobre Israel e a vinda gloriosa do Messias. Uma análise bíblica profunda que confronta e esclarece.
News DetailA Parábola dos Talentos
Entenda a conexão entre a parábola dos Talentos e a parábola das Dez Virgens com a nação de Israel e os eventos escatológicos que antecederão a vinda do Messias.
News DetailO Deus que ultrapassa nossa compreensão
Deus infinito Se deu a conhecer em Cristo, convém aos Seus santos bendizê-Lo, não pelo que compreendem, mas por tudo o que Ele é.
News DetailAs cem ovelhas, as dracmas e o filho pródigo: uma exortação
Uma leitura apressada poderia sugerir que as dracmas intactas e as noventa e nove ovelhas simbolizam os crentes “bem-comportados” e seguros no aprisco. Mas não é isso que Jesus ensina. Na lógica das duas parábolas, o foco recai sobre o que estava perdido: a mulher acende a lâmpada e varre a casa para achar a dracma extraviada; o pastor abandona as noventa e nove no deserto para buscar a ovelha desgarrada. Em ambos os quadros, o objeto encontrado representa o pecador que, ao ouvir o evangelho, se arrepende e é restaurado — motivo de júbilo no céu.
News DetailComo você crê em Jesus?
Como você crê em Jesus? Uma passagem bíblica envolvendo João e Tiago evidencia que é possível ser discípulo de Jesus e crer a ponto de confiar que, se Ele intermediasse um pedido ao Pai, fogo poderia descer do céu para destruir uma aldeia. No entanto, mesmo com tal fé, é possível não conhecer o verdadeiro propósito do evangelho.
News DetailReverência é adoração?
O cristão precisa compreender que os elementos externos do culto — cânticos, orações, celebrações — não geram, por si só, adoração verdadeira. O culto pode ser belo, animado e pleno de reverência, e ainda assim ser rejeitado, se não estiver fundado na obediência à Palavra.
News Detail
Comentários