O Endurecimento de Israel

O verbo grego πωρόω (“endurecer”) remete ao hebraico שָׁמַן (“engordar” ou “não ser receptivo”), indicando que o endurecimento de Israel ocorreu porque foram protegidos e engrandecidos por Deus. Contudo, em vez de responderem com obediência e gratidão, rebelaram-se contra o próprio Deus que os sustentou. A prosperidade, que deveria inspirar adoração e fidelidade, tornou-se motivo de orgulho e afastamento, ou seja, endurecimento (Deuteronômio 32:15).

Leia mais

Isaías 42 – O povo surdo e cego

É em função da apostasia de Israel que Deus feriu o povo com ‘loucura’ e ‘cegueira’, e em muitas passagens  o louco, o néscio, bem como a surdez e a cegueira tornaram-se figuras que remetem à condição de Israel diante de Deus.

Leia mais

Os conflitos em Israel são prenuncio do fim dos tempos?

Os membros do corpo de Cristo não devem ficar tentando prever o arrebatamento da igreja através dos tempos e suas estações, posto que somente sobre o povo de Israel foi estabelecido ‘tempos’ nas profecias.

Leia mais

Salmo 114 – Bendizendo a Deus pelos seus feitos

O Salmo 114 evidencia a magnificência e a fidelidade de Deus, pois a narrativa demonstra que a aliança de Deus é perpetua e não se fundamenta no homem, mas na sua palavra.

Leia mais

Os Sábados foram instituídos como sinal para Israel

Antes de instituir o Sábado, Deus deu maná para dois dias consecutivos. A provisão de Deus era essencial aos filhos de Israel para cumprirem a guarda do Sábado.

Leia mais

A figura da adúltera no Livro de Provérbios

A mulher adúltera no Livro de Provérbios é uma figura que remete aos filhos de Israel, e a sedução com palavras persuasivas remete a um povo que diz servir a Deus (Isaías 58:1-3)…

Leia mais

O que é a circuncisão?

A verdadeira circuncisão se alcança através da obediência aos mandamentos de Deus!

Leia mais

Sacerdócio real ‘versus’ levitas

Não se pode confundir a função dos levitas da Antiga Aliança com a função dos diáconos na Nova Aliança.

Leia mais

O lobo morará com o cordeiro?

No futuro de paz, decorrente do governo de Cristo, os filhos de Israel (ovelhas) não mais servirão de rapina (presa) aos gentios.

Leia mais

Isaías 11 – Jesus Cristo, o rebento do tronco de Jessé

A previsão de Isaías 11 além de apocalíptica, apresenta Jesus Cristo como o rebento do tronco de Jessé. 

Leia mais