O Problema da Linguagem Forense ao abordar a Justificação

Se você ainda imagina a justificação como uma mera sentença de absolvição, pense novamente. Deus não quer apenas deixá-lo isento de culpa; Ele deseja dar-lhe um coração novo e um novo espírito, com a vida de Cristo pulsando em cada batida.

News Detail

A Judicialização da Justificação Bíblica

Considerar a justificação como um ato forense — em que a palavra “forense” significa “relacionada a um processo legal” — é uma tentativa de judicialização da justificação bíblica, o que leva a inúmeros equívocos, pois a justificação está vinculada à nova criação em Cristo, enquanto a condenação está ligada à primeira criação, resultante da ofensa de um só homem, Adão.

News Detail

O que é a santificação?

A santificação é realizada, em termos práticos, por meio do “espírito”, que é a palavra de Cristo. O próprio Jesus afirmou que Suas palavras são espírito e vida, com o poder de purificar aqueles que as recebem (João 6:63; 13:10; 15:3).

News Detail

Santificação e renovação do entendimento

A santificação não está relacionada ao crescimento progressivo do cristão. Na verdade, está intrinsecamente relacionada ao fato de que o cristão, ao tornar-se filho de Deus, é idôneo para a herança, por compartilhar da natureza divina.

News Detail

Quando se deu a justificação de Abraão?

Embora as Escrituras destaquem que Abraão creu em Deus e que essa fé foi imputada como justiça, a plenitude dessa crença se revelou de maneira marcante somente quando Isaque foi colocado sobre o altar.

News Detail

A lei da fé e a lei das obras

Que mérito é possível alguém aferir ao acreditar em uma palavra fiel e digna de aceitação? Nenhum. O mérito está na virtude daquele que chama os homens que vivem em trevas para a sua maravilhosa luz (1 Pedro 2:9).

News Detail

Os humilhados não serão exaltados

Uma olhada rápida pela passagem bíblica dá a falsa impressão que o texto diz respeito às pessoas que são humilhadas e que, por isso, Deus as exalta.

News Detail

A necessidade do novo nascimento

No novo nascimento Deus não ‘transforma’ o coração do pecador, na verdade, Ele cria (bara) um novo homem, em verdadeira justiça e santidade.

News Detail

Salvação pela graça ou pelas obras?

Deus providenciou salvação e quer salvar, portanto, a Sua palavra é suficiente para a salvação do homem.

News Detail

Erros na doutrina da justificação reformada

Na doutrina da justificação reformada o pecador continua pecador mesmo após justificado, pois a justificação, para os reformados, é somente um ‘status’ de aceitação diante de Deus.

News Detail