Salmo 8 – O Senhor criador dos céus e da terra
Aa ser introduzido no mundo com a missão que lhe foi atribuída, Cristo foi temporariamente colocado em uma posição inferior em relação aos profetas…
Aa ser introduzido no mundo com a missão que lhe foi atribuída, Cristo foi temporariamente colocado em uma posição inferior em relação aos profetas…
O salmista espera em Deus, pois Ele é salvação (auxilio e escudo), ou seja, alegria, força. Somente os retos, os justos, podem cantar este cântico novo e alegrar-se no Senhor.
Não se pode confundir a função dos levitas da Antiga Aliança com a função dos diáconos na Nova Aliança.
A ordem é clara: tremei e não pequeis, ou seja, obedecei e não pecareis.
Deus procura adoradores, e não adoração, e os adoradores devem adorar em espírito e em verdade.
O verdadeiro louvor e adoração são provenientes da obra criada por Deus (nova criatura), pois quem dentre as suas criaturas poderá acrescentar honra, glória e louvor a Deus?
O próprio Consolador enviado se interpõe como garantia da herança que recebemos. O penhor deve ter valor equivalente à dívida contraída, e nós que estamos em Cristo já recebemos o que é superior a própria herança: o Espírito Santo de Deus!
Após a ressurreição, todas as coisas estavam sob o domínio de Jesus. No entanto, os cristãos da época da escrita da carta aos Hebreus ainda não haviam plenamente compreendido isso. O autor da carta aborda essa falta de compreensão como um problema a ser esclarecido. Apesar de não perceberem totalmente que Jesus tinha autoridade sobre tudo, isso não alterava a realidade dos acontecimentos. De fato, é uma verdade incontestável: todas as coisas estão sujeitas a Cristo!
Onde estiver o cristão é templo e morada do Espírito. O cristão onde for oferece sacrifício vivo. Em todos os lugares e em qualquer tempo o cristão adora a Deus em espírito e em verdade, pois todos os elementos essenciais ao culto estão presentes nele.
O verdadeiro louvor não parte do reconhecimento dos homens, antes tem origem na obra realizada por Deus.