salvação

Eleição e Predestinação

O verbo grego πωρόω (“endurecer”) remete ao hebraico שָׁמַן (“engordar” ou “não ser receptivo”), indicando que o endurecimento de Israel ocorreu porque foram protegidos e engrandecidos por Deus. Contudo, em vez de responderem com obediência e gratidão, rebelaram-se contra o próprio Deus que os sustentou. A prosperidade, que deveria inspirar adoração e fidelidade, tornou-se motivo de orgulho e afastamento, ou seja, endurecimento (Deuteronômio 32:15).

Saiba mais
CríticaEleição e Predestinação

A pergunta: “Seria coerente salvar quem nunca se perdeu?” decorre da seguinte consideração: Se os salvos nunca se perderam e os perdidos nunca poderiam ser salvos, então a narrativa da redenção não é uma mensagem viva e transformadora, mas um drama mecanizado, escrito e encenado sem participação genuína de suas criaturas.

Saiba mais
Salvação

Na queda, a ordenança divina revela o desejo de Deus de preservar o homem; na salvação, Deus dá um novo mandamento em Cristo, revelando o Seu desejo de que todos que se perderam cheguem ao conhecimento da verdade para que possam ser salvos (1 Timóteo 2:4).

Saiba mais
Regeneração

A conversão ocorre quando o homem se arrepende, ou seja, muda seu entendimento por causa de Cristo, o reino dos céus entre os homens, e crê que Jesus é o Cristo.

Saiba mais
Eleição e Predestinação

O evangelho conclama os homens a se arrependerem diante da chegada do reino dos céus. O evangelho é a fé manifestada aos homens, por meio da qual se crê no testemunho que Deus deu acerca do Seu Filho nas Escrituras.

Saiba mais
Salvação

A graça de Deus, manifestada para trazer salvação a todos os homens, oferece um ensinamento específico que se alinha as questões tratadas no contexto da epístola, e não em questões comportamentais e de caráter segundo a moral.

Saiba mais
Salmos I

O Salmo 27 evidencia que quem faz o pedido é um servo obediente, pois recebeu a instrução: “Busque o meu favor, ou seja, o meu rosto”, e humildemente respondeu: “O teu rosto, Senhor, buscarei”.

Saiba mais
EvangelismoComportamento

Como o carcereiro queria ser salvo e que a sua família também fosse salva, o apóstolo Paulo teve que pregar para o carcereiro e para todos os seus parentes. Isso demonstra que é impossível crer em Cristo sem ouvir a mensagem do evangelho.

Saiba mais