Categoria: Interpretação bíblica
O Homem que Confia em Seu Semelhante é Maldito?
A proposta de Jeremias 17:5 – Maldito o homem que confia no homem- é denunciar o homem que confia em si mesmo, tendo como base elementos como ser israelita, ter a adoção de filhos, a glória, as alianças, a lei, o culto, as promessas, os pais, etc., e por isso, se afastava de Deus.
News DetailA parábola das Dez Virgens
Descubra o verdadeiro significado escatológico da parábola das Dez Virgens, para além dos clichês moralistas e interpretações equivocadas. Este estudo revela sua conexão com os sinais proféticos, o juízo sobre Israel e a vinda gloriosa do Messias. Uma análise bíblica profunda que confronta e esclarece.
News DetailA Judicialização da Justificação Bíblica
Considerar a justificação como um ato forense — em que a palavra “forense” significa “relacionada a um processo legal” — é uma tentativa de judicialização da justificação bíblica, o que leva a inúmeros equívocos, pois a justificação está vinculada à nova criação em Cristo, enquanto a condenação está ligada à primeira criação, resultante da ofensa de um só homem, Adão.
News DetailDesvendando as Escrituras: Um guia para a pregação expositiva
Uma pregação expositiva verdadeiro coloca o Senhor Jesus Cristo como o ponto central de qualquer passagem da Escritura, fazendo da graça de Deus revelada em Cristo o cerne da mensagem…
News Detail“Vá e não peques mais” e “Vai, a tua fé te salvou”: Uma Análise Detalhada
Nesse contexto, não há necessidade de dizer “vai e não peques mais”, pois aquele que é libertado do pecado não pode mais servi-lo e, portanto, não peca mais. Quem comete pecado é servo do pecado, mas aquele que é liberto e se torna servo da justiça já não vive em pecado.
News DetailParalelismo e a Poesia Hebraica
O paralelismo sintético não é superior ao sinonímico pelo fato de a segunda frase acrescentar uma ideia nova ao texto, e nem o sinonímico é superior ao sintético.
News DetailQuando se deu a justificação de Abraão?
Embora as Escrituras destaquem que Abraão creu em Deus e que essa fé foi imputada como justiça, a plenitude dessa crença se revelou de maneira marcante somente quando Isaque foi colocado sobre o altar.
News DetailDeus criou o mal? Qual a origem do mal, segundo a Bíblia?
Deus é severo e benigno em razão de ser nobre, superior, ou seja, bom, o que exclui qualquer tipo de paradoxo entre o fato de Deus ser bom e haver sofrimento no mundo.
News DetailA lei da fé e a lei das obras
Que mérito é possível alguém aferir ao acreditar em uma palavra fiel e digna de aceitação? Nenhum. O mérito está na virtude daquele que chama os homens que vivem em trevas para a sua maravilhosa luz (1 Pedro 2:9).
News DetailComo ler e interpretar a Bíblia?
Lembre-se: cada livro da Bíblia foi escrito por um autor e em época diferente. Você estará lendo uma coletânea de 66 ou 73 livros, se for uma Bíblia evangélica/protestante ou católica, respectivamente.
News Detail
Comentários