Conheçam a verdade
Jesus não precisava dizer aos judeus que diziam crer n’Ele que a Torá é a verdade, pois os que tem por sobre nome judeu acreditam que a Torá é a verdade, dentre outras coisas destacadas pelo apóstolo Paulo.
Jesus não precisava dizer aos judeus que diziam crer n’Ele que a Torá é a verdade, pois os que tem por sobre nome judeu acreditam que a Torá é a verdade, dentre outras coisas destacadas pelo apóstolo Paulo.
É por causa dos opositores do evangelho que o evangelista João demonstra que Jesus veio ao mundo por ‘água’ e por ‘sangue’.
Deus procura adoradores, e não adoração, e os adoradores devem adorar em espírito e em verdade.
O verdadeiro louvor e adoração são provenientes da obra criada por Deus (nova criatura), pois quem dentre as suas criaturas poderá acrescentar honra, glória e louvor a Deus?
Porque somente quando revestido da armadura de Deus o cristão é capaz de discernir as astutas ciladas do diabo.
A salvação se dá através do evangelho de Cristo, que é poder de Deus para salvação de todos quantos crerem
Deus fez os cristãos idôneos, ou seja, Ele os criou com plena capacidade para serem participantes da herança dos santos. Quando os cristãos creram na mensagem do evangelho, receberam poder para serem feitos filhos de Deus (João 1:12). Ao serem criados, foram criados em verdadeira justiça e santidade (Efésios 4:24). Desta maneira, Deus criou um novo homem (os cristãos) em Cristo. As novas criaturas (os cristãos) vieram à existência com pleno direito à herança guardada nos céus, não necessitando estar sob tutores ou curadores, como era próprio à lei (Gálatas 4:1-2).
Para se proteger do espírito do anticristo, o cristão precisa de conhecimento para discernir a doutrina (espírito) anunciada por qualquer pessoa que se diz enviada de Deus. É essencial que os cristãos estejam fortalecidos no Senhor e na força do seu poder (Efésios 6:10; 1:18-19), ou seja, possuir pleno conhecimento da palavra de Deus.
O apóstolo chama a atenção para algo que não devemos ignorar: todos tropeçam em muitas coisas! Tiago não exclui nenhum dos irmãos. Todos nós tropeçamos em muitas coisas.
Deus não tem o culpado por inocente, e todos os que creem em Cristo são crucificados e morrem com Cristo, portanto, a justiça de Deus se cumpre.