Compartilhar:

Você era participante da velha natureza por ter sido gerado da semente corruptível de Adão em função de ter sido gerado de seus pais. Agora, por crer em Cristo, você foi gerado de novo (regeneração) e tornou-se participante da natureza divina, pois você é criado (feito) por Deus “…que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade” ( Ef 4:24 ).

 


Você obteve vitória sobre o mundo por fazer parte da família de Deus. Você faz parte da família de Deus por ter nascido de novo de uma semente incorruptível, a palavra de Deus. Mas, o que aconteceu com a sua velha natureza?

Quando você nasceu dos seus pais, você nasceu de uma semente corruptível herdada de Adão. Todos os homens que vêm ao mundo nascem na condição de filhos da ira, filhos da desobediência e com uma natureza igual a de Adão ( Rm 3:23 ).

Quando você creu em Cristo, você nasceu de novo na condição de um dos filhos de Deus ( Gl 3:26 ). Você foi gerado de novo de uma semente incorruptível, a palavra de Deus ( 1Pe 1:3 e 23). Você recebeu poder para ser feito (criado) filho(s) de Deus ( Jo 1:12 ).

Você foi gerado de novo e tem uma nova natureza (divina) por causa da semente incorruptível (a palavra de Deus é “grandíssimas e preciosas promessas”) “O seu divino poder nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas vos torneis participantes da natureza divina…” ( 2Pe 1:4 ).

Esta natureza que você tinha era proveniente da semente corruptível de Adão, ou seja, a semente da qual você foi gerado continha todos os elementos que o tornava condenável diante de Deus.

Você era participante da velha natureza por ter sido gerado da semente corruptível de Adão em função de ter sido gerado de seus pais. Agora, por crer em Cristo, você foi gerado de novo (regeneração) e tornou-se participante da natureza divina, pois você é criado (feito) por Deus “…que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade” ( Ef 4:24 ).

Você não recebeu a velha natureza quando nasceu de seus pais humanos, e nem recebeu uma nova natureza quando foi criado (feito) por Deus. Em ambos os nascimentos você tornou-se participante de uma natureza: através da semente corruptível você tornou-se participante da velha natureza e no novo nascimento você tornou-se participante da natureza divina.

Por que é preciso distinguir entre “tornar-se participante” e “receber”? Porque dirão que você “recebeu” uma nova natureza quando foi gerado de novo, o que contraria o que a Bíblia diz: você tornou-se participante da natureza divina “… vos torneis participantes da natureza divina…” ( 2Pe 1:4 ), o que é totalmente diferente de receber a natureza divina.

A natureza é determinada através do nascimento. Quando você foi gerado dos seus pais, você tornou-se participante da carne e do sangue (matéria) e da natureza carnal (velha natureza). Mas, quando você creu em Cristo, você recebeu poder para ser gerado de novo através da semente incorruptível, e mesmo possuindo ainda a carne e o sangue (matéria), tornou-se homem espiritual (nova natureza).

O homem não tem poder sobre a sua natureza, pois ela é determinada quando do seu nascimento ( Jr 13:23 ). O etíope não pode mudar a sua cor da mesma forma que todos os homens não têm poder sobre a sua natureza pecaminosa. É preciso receber poder para se nascer de novo participante da nova natureza.

Quando gerado dos pais, o homem é animal (corpo), terreno e carnal (velha natureza). Quando o homem é gerado de novo da semente incorruptível, ele ainda é animal (corpo de carne e sangue), porém, agora é espiritual e celestial, esperando somente ser revestido de um corpo espiritual ( 1Co 15:45 -49).

Quando alguém diz que você recebeu uma nova natureza, ele pretende demonstrar que você tem duas naturezas distintas: a velha e a nova natureza. Porém, outra vez não estão dizendo conforme a Bíblia diz.

O que a Bíblia diz?

Que a sua velha natureza foi crucificada e sepultada com Cristo ( Rm 6:6 ). Você foi ‘circuncidado’ com a ‘circuncisão’ de Cristo, ou seja, você despojou-se de toda carne ao crer em Cristo. A velha natureza herdada em Adão foi desfeita ( Cl 2:11 ) “Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado” ( Rm 6:6 )

Não é possível nascer de novo enquanto se está vivo para o pecado, ou seja, enquanto o corpo do pecado não é desfeito. É preciso morrer para o pecado através da cruz de Cristo, e só então ressurge uma nova criatura participante da natureza divina ( Rm 6:3 -4; Cl 3:1 ).

Você tinha uma velha natureza, agora, você tem uma nova natureza. Aquela era inimiga de Deus, mas está esta em amizade com Deus. A tendência da velha natureza era morte, mas a tendência da nova natureza é vida e paz. Nisto elas se opõem: morte e vida ( Rm 8:6 -7).

Os que dizem que você tem duas naturezas tentam demonstrar que a sua velha natureza opõe-se a sua nova natureza (carne versus espírito), o que gera uma luta no interior do cristão. Mas o que a Bíblia diz: que a carne (velha natureza) opõe-se ao Espírito (Espírito de Deus) ( Gl 5:17 ). A carne pende para a morte, e o Espírito para a vida e a paz ( Rm 8:6 -7).

E onde você está enquanto a carne e o Espírito se opõem? Por que eles se opõem? A resposta é clara: para que não façais o que quereis!

Porém, você é nascido de Deus e já crucificou a carne com as suas paixões ( Gl 5:24 ), isto porque você não fez a vontade da carne e nem a sua vontade, antes você fez a vontade do Espírito (Deus) que é: creu naquele que Ele enviou.

Você sujeitou-se a Deus quando creu em Cristo. Você tornou-se servo da justiça ao fazer a vontade de Deus “Não servindo à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus” ( Ef 6:6 ).

Quando servo de Cristo, você não faz a sua vontade e nem a vontade da carne, mas o querer do Espírito.

Você já crucificou e sepultou o velho homem! Você não tem mais vínculos com o trato passado, pois tudo se fez novo. Isto é a vitória concedida por Deus através da oferta do corpo de Cristo. Porém, o que lhe falta ainda?

Você precisa despojar-se (jogar fora) tudo o que pertencia ao velho homem! Mas, o que é pertinente ao velho homem que você deve lançar fora? Os seus feitos Cl 3: 9. Você precisa andar como filhos da luz.

É preciso transformar-se pela renovação do seu entendimento. O novo homem renova-se no no conhecimento, o que permite andar em Espírito, ou seja, como filhos da luz ( Cl 3:10 ; Ef 4:23 ; Rm 12:2 ).

Por isso o apóstolo Pedro instrui: crescei na graça e no conhecimento ( 2Pe 3:18 )!

 

Perguntas e Respostas:

1) A semente de Adão é uma semente __corruptível___.

2) A palavra de Deus é uma semente _incorruptível____.

3) O que é a semente incorruptível? ( 1Pe 1:23 )

R. A Palavra de Deus;

4) Através da semente incorruptível você torna-se _participante__ da natureza divina, e através da semente corruptível você era _participante__ da natureza.

5) Através das sementes você “torna-se participante” das naturezas ou “recebe” as naturezas?

R. Através das sementes você torna-se participante das naturezas, diferente da ideia que propagam que você ‘recebe’ as naturezas.

6) Quando alguém diz que você ‘recebe’ a natureza, isto dá a entender que é possível ter _(02) duas__ naturezas ao mesmo tempo.

7) O que 2Pe 1:4 diz? Você ‘recebeu’ ou tornou-se ‘participante’ da natureza de Deus?

R. Você tornou-se participante.

8) O nascimento determina a natureza da qual você é participante. Se nascido da carne e do sangue torna-se velho homem participante da velha natureza. Quando nascido da água (palavra) e do Espírito (Deus) o homem torna-se uma nova criatura participante da natureza __divina__.

9) É possível nascer de novo sem antes morrer? 1Co 15:36

R. Não!

10) Por que é preciso morrer com Cristo?

R. Porque é necessário ser crucificado com Cristo e sepultado com Ele, para depois ressurgir um novo homem.

11) No que a carne e o Espírito opõe-se? Rm 8:6 -7

R. Porque a Carne tende para a morte e o Espírito para a vida e paz.

12) Para não fazer a vontade da carne é necessário crer (fazer a vontade de _Deus_) em Cristo, o que torna você servo de Deus.

13) O que é preciso renovar em você? Rm 12:2

R. O Entendimento (compreensão).

Claudio Crispim

É articulista do Portal Estudo Bíblico (https://estudobiblico.org), com mais de 360 artigos publicados e distribuídos gratuitamente na web. Nasceu em Mato Grosso do Sul, Nova Andradina, Brasil, em 1973. Aos 2 anos de idade sua família mudou-se para São Paulo, onde vive até hoje. O pai, ‘in memória’, exerceu o oficio de motorista coletivo e, a mãe, é comerciante, sendo ambos evangélicos. Cursou o Bacharelado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública na Academia de Policia Militar do Barro Branco, se formando em 2003, e, atualmente, exerce é Capitão da Policia Militar do Estado de São Paulo. Casado com a Sra. Jussara, e pai de dois filhos: Larissa e Vinícius.

One thought on “Vitória sobre a velha natureza

  • Muito útil, esse trabalho que o irmão faz é toda família. Sou cristão, pela graça divina, convertido, pois há no nosso meio, muitos que ainda não se converteram, como diz Paulo: para vergonha nossa.
    Deus os abençoe ricamente.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *