Hebreus

Hebreus 3 – Jesus é superior a Moisés

Hebreus

Jesus é apresentado como supremamente glorioso em comparação a Moisés, pois aquele que constrói uma casa é mais digno de honra do que a própria casa que ele construiu. O escritor parte do princípio de que toda casa é construída por alguém, e o construtor de todas as coisas é Deus (Hebreus 3:4).

Hebreus 2 – O Criador de todas as coisas

Hebreus

Após a ressurreição, todas as coisas estavam sob o domínio de Jesus. No entanto, os cristãos da época da escrita da carta aos Hebreus ainda não haviam plenamente compreendido isso. O autor da carta aborda essa falta de compreensão como um problema a ser esclarecido. Apesar de não perceberem totalmente que Jesus tinha autoridade sobre tudo, isso não alterava a realidade dos acontecimentos. De fato, é uma verdade incontestável: todas as coisas estão sujeitas a Cristo!

Hebreus 1 – O testemunho de Deus acerca do seu Filho

Hebreus

Se pudéssemos entrevistar o autor da carta aos Hebreus e lhe perguntássemos: “Quem é Jesus?”, encontraríamos a resposta nos versículos dois a quatro (Hebreus 1:2-4). Da mesma forma, se solicitássemos que ele apresentasse seus argumentos em apoio às suas declarações sobre Jesus, eles estariam detalhadamente descritos nos versículos seis a quatorze (Hebreus 1:6-14).

1 Pedro 2 – Pedras vivas

I Pedro

Cristo, o Senhor bondoso, é a ‘pedra viva’ conforme indicou o salmista Davi: “A pedra que os edificadores rejeitaram tornou-se a pedra angular” ( Sl 118:22 ). Embora os homens tenham reprovado a Cristo, a pedra viva aprovada por Deus, para Deus Ele é a pedra eleita e preciosa.