Lutero

Tiago: epístola de palha?

Tiago

Se a pergunta de Tiago fosse feita pelo evangelista João, seria assim: “Meus filhinhos, que proveito há se alguém disser que ama, e não tiver obras? Pode esse amor salvá-lo? ” “Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade.” (1 João 3.18).

Deus endurece a quem quer?

Eleição e Predestinação

Deus jamais permanece indiferente diante de um coração contrito, revelando Sua misericórdia àqueles que Lhe obedecem (Salmo 51:17; Salmo 34:18; Isaías 57:15). Mas, se Deus ama os que O amam, como compreender a conclusão paulina “Deus endurecer a quem quer?” (Deuteronômio 30:20; Provérbios 8:17).

Romanos 1 – O poder de Deus para salvação

Romanos

No evangelho de Cristo, que é poder de Deus para salvação, a justiça de Deus revela-se aos homens de forma clara e acessível. A compreensão dessa justiça não se baseia em teorias filosóficas ou intelectuais. Pelo contrário, ela se manifesta concretamente na vida daqueles que creem em Cristo. O apóstolo Paulo fala sobre a justiça de Deus como um conhecimento vivencial, que transcende as expectativas humanas de justiça.

A escravidão da vontade

Pecado

E possível escravizar a vontade de um indivíduo? Na história da humanidade nunca se ouviu falar que os escravos tiveram as suas vontade sujeitadas, embora fossem impossibilitados de serem livres por questões legais.