pobre

Tiago: epístola de palha?

Tiago

Se a pergunta de Tiago fosse feita pelo evangelista João, seria assim: “Meus filhinhos, que proveito há se alguém disser que ama, e não tiver obras? Pode esse amor salvá-lo? ” “Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade.” (1 João 3.18).

Tiago 1 – Perseverança

Tiago

A determinação é específica aos cristãos (meus amados irmãos). O irmão Tiago solicita aos cristãos que não errassem demonstrando que, mesmo os cristãos são passíveis de erros. Qual o erro que Tiago repreende? Erros comportamentais ou conceituais?

Salmo 32 – Felicidade

Salmos I

O verdadeiro louvor é proveniente da obra de redenção que Deus realiza ( Ef 1:12 ). A felicidade (alegria) expressa no canto do salmista é proveniente das vestes de justiça que o Senhor preparou.

Salmo 53 – Os néscios não buscam a Deus

Salmos II

Este salmo serve de alerta para os cristãos quanto aos obreiros fraudulentos “Cujo fim é a perdição; cujo Deus é o ventre, e cuja glória é para confusão deles, que só pensam nas coisas terrenas” ( Fl 3:19 ), pois o povo de Israel servia a Deus sem entendimento em decorrência dos interpretes prevaricarem nas suas atribuições ( Rm 10:2 ; Is 43:27 ).