Assim como o cervo, um animal do campo semelhante a corça, o alce ou o caribu, anseia pelas fontes ou pelas correntes de águas, assim o salmista descreve a pessoa de quem o Salmo trata em relação a Deus.
Saiba maisAssim como o cervo, um animal do campo semelhante a corça, o alce ou o caribu, anseia pelas fontes ou pelas correntes de águas, assim o salmista descreve a pessoa de quem o Salmo trata em relação a Deus.
Saiba maisQuem segue os ídolos, ou seja, a avareza do coração, come o fruto da mentira, mas quem invoca ao Senhor terá em seus lábios o fruto criado por Deus: paz, paz, para judeus e gentios, e será sarado por Deus. Quando Efraim declarar que não tem relação com os ídolos, ou seja, não segue mais o seu coração maligno, achará o fruto que procede de Deus!
Saiba maisSabendo que Davi era profeta, o interprete deve entender que ele falava de si mesmo quando escreveu o Salmo 56, ou que pelo espírito de Cristo, que estava nele, falou acerca do seu descendente, o Cristo?
Saiba maisOs judeus eram tais homens poderosos descritos no Salmo 52, pois se gloriavam na condição de descendentes de Abraão, e por fim rejeitaram o Cristo sob o pretexto ‘temos por pai Abraão’.
Saiba maisCom base na profecia do Salmo 51, não basta aos seguidores do judaísmo alegar que se têm por pai Jessé, Abraão, Isaque ou Jacó, pois ter vínculo de sangue com os patriarcas é inócuo para se alcançar filiação divina.
Saiba maisNa angústia, um desejo do Cristo: asas como de pomba, que possibilitasse alçar voo!
Saiba maisSe os Salmos são profecias, certo é que quem intercede por livramento, no verso 1, do Salmo 70, não é Davi, mas, outra pessoa.
Saiba maisSomente com Moisés Deus falava cara a cara e sem enigmas, mas com os filhos de Israel Deus sempre se utilizou de parábolas, adágios e enigmas.
Saiba maisA mensagem anunciada ao som da harpa, além de profética, é um grande enigma.
Saiba maisEste salmo serve de alerta para os cristãos quanto aos obreiros fraudulentos “Cujo fim é a perdição; cujo Deus é o ventre, e cuja glória é para confusão deles, que só pensam nas coisas terrenas” ( Fl 3:19 ), pois o povo de Israel servia a Deus sem entendimento em decorrência dos interpretes prevaricarem nas suas atribuições ( Rm 10:2 ; Is 43:27 ).
Saiba mais