Salmos V

Salmo 149 – A palavra de Deus é espada de dois gumes

Compartilhar:

Proclamando a Cristo, como diz as Escrituras, os seus santos estarão entoando louvores a Deus. Basta ao povo do Altíssimo batalhar pela Fé (evangelho), que uma vez foi dada aos santos, que estará adorando a Deus, na beleza da sua santidade. Basta desembainhar a espada do Espírito, manejando bem a palavra de Deus, que o crente estará adorando a Deus, em espírito e em verdade. 


Salmo 149 – A palavra de Deus é espada de dois gumes

  1. LOUVAI ao SENHOR. Cantai ao SENHOR um cântico novo, e o seu louvor na congregação dos santos.
  2. Alegre-se Israel naquele que o fez, regozijem-se os filhos de Sião no seu Rei.
  3. Louvem o seu nome com danças; cantem-lhe o seu louvor com tamborim e harpa.
  4. Porque o SENHOR se agrada do seu povo; ornará os mansos com a salvação.
  5. Exultem os santos na glória; alegrem-se nas suas camas.
  6. Estejam na sua garganta os altos louvores de Deus, e espada de dois fios nas suas mãos,
  7. Para tomarem vingança dos gentios, e darem repreensões aos povos;
  8. Para prenderem os seus reis com cadeias, e os seus nobres com grilhões de ferro;
  9. Para fazerem neles o juízo escrito; esta será a glória de todos os santos. Louvai ao SENHOR.

 

Introdução

Tornou-se consenso nas comunidades cristãs, que louvar a Deus é entoar uma melodia harmoniosa e ritmada, com uma letra de conteúdo sacro. Seria este o louvor que Deus requer dos homens?

Se observarmos os elementos que constituem as poesias dos Salmos, vê-se que não há rima ou ritmo antes, nos deparamos com ideias cadenciadas e relacionadas entre si, regidas por asserções simples.

Os salmos são comumente empregados durante as liturgias dos cultos e as pessoas atribuem valor à coordenação de um grupo musical ou, à voz de um cantor, quando embalado por uma boa melodia, ao som de instrumentos musicais. Para muitos, a sinergia decorrente da combinação de sons, ritmos e voz humana, resulta em louvor a Deus, desde que tenha uma letra com conteúdo sacro.

No entanto, os Salmos possuem um valor inestimável, que dispensa instrumentos musicais, melodias ou vozes afinadas.

É de conhecimento no meio acadêmico, que a estrutura poética dos Salmos, decorre de pensamentos encadeados, uma espécie de ‘rima’ de ideias, não de sons, ritmo ou rima. Essa estrutura de ideias, constrói-se com ‘paralelismo’.

Os paralelismos mais conhecidos são:

a) Paralelismo Sinônimo – A segunda asserção repete o pensamento da primeira, porém, utiliza-se de termos diferentes. Ex: “Ao SENHOR pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam” (Salmo 24:1);

b) Paralelismo Antitético – A segunda asserção contrasta à ideia da primeira. Ex: “Pois o Senhor conhece o caminho dos justos; mas o caminho dos ímpios perecerá” (Sl 1:6);

c) Paralelismo Sintético – A segunda asserção enfatiza o estipulado pela primeira. Ex: “Não te furtes a fazer o bem, a quem de direito, estando na tua mão o poder de fazê-lo(Pv 3:27);

d) Paralelismo Climático – A segunda asserção faz uso de palavras da primeira asserção e complementa a ideia. Ex: “Tributai ao SENHOR, filhos de Deus, tributai ao SENHOR, glória e força (Sl 29:1);

e) Paralelismo Emblemático – A primeira asserção estabelece um comparativo que ilustra a segunda asserção. Ex: “Como água fria para o sedento, tais são as boas-novas vindas de um país remoto” (Pv 25:25).

Os paralelismos são utilizados para apresentar uma ideia, o elemento mais importante do Salmo, que geralmente é instrução, profecia, repreensão, exemplo, etc.

 

Análise das asserções

“LOUVAI ao SENHOR. Cantai ao SENHOR um cântico novo e o seu louvor na congregação dos santos” (v. 1).

O salmista convoca os santos a cantarem o louvor que pertence a Deus: um cântico novo. O louvor estabelecido na congregação dos santos, denomina-se ‘cântico novo’. Através do paralelismo sinônimo fica estabelecido que ‘tributar’ ao Senhor o ‘cântico novo’ é o mesmo que ‘Seu louvor’. O cântico novo é o louvor que pertence a Deus e só é possível ouvi-lo no ajuntamento dos santos. 

Para compreendermos a ideia que consta do verso 1, é necessário analisar os versos que se seguem.

 

“Alegre-se Israel naquele que o fez, regozijem-se os filhos de Sião no seu Rei” (v. 2).  

O verso 2 é construído com um paralelismo sinônimo, pois a ideia da primeira asserção é repetida na segunda, com termos diferentes. O paralelismo, neste caso, é semelhante ao princípio da identidade que encontramos na lógica. O verso demonstra que Israel ou, os filhos de Sião, devem se alegrar n’Aquele que os criou, ou seja, no seu Rei. 

Por associação, se faz necessário perguntar quem é o Rei de Sião?  

Ora, em primeiro lugar, vale destacar que Jerusalém é a cidade do grande Rei: 

“Formoso de sítio e, alegria de toda a terra, é o monte Sião, sobre os lados do norte, a cidade do grande Rei” (Sl 48:2);  

“Nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei” (Mt 5:35).  

Em segundo lugar, o Filho de Davi – o Senhor Jesus Cristo – é o grande Rei, pois foi ungido por Deus sobre o seu santo monte: 

“Eu, porém, ungi o meu Rei sobre o meu santo monte de Sião” (Sl 2:6);  

“E, ouvindo eles isso, unânimes, levantaram a voz a Deus e disseram: Senhor, tu és o Deus que fizeste o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há; Que disseste, pela boca de Davi, teu servo: Por que bramaram os gentios e os povos pensaram coisas vãs? Levantaram-se os reis da terra, E os príncipes se ajuntaram à uma, Contra o Senhor e contra o seu Ungido. Porque, verdadeiramente, contra o teu santo Filho Jesus, que tu ungiste, se ajuntaram, não só Herodes, mas Pôncio Pilatos, com os gentios e os povos de Israel; Para fazerem tudo o que a tua mão e o teu conselho tinham anteriormente determinado, que se havia de fazer” (At 4:24-28).  

Portanto, o Salmo 149 ordena aos filhos de Sião que se regozijem em Cristo, o grande Rei, aquele que criou Israel!

O Salmo 149 apresenta um atributo de Cristo: Ele é criador! Cristo é o Criador de todas as coisas! 

“Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele e sem ele, nada do que foi feito se fez” ( Jo 1:2 -3);  

“Declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dos mortos, Jesus Cristo, nosso Senhor” (Rm 1:4).  

O profeta Moisés apresenta Cristo como a Rocha que criou os filhos de Israe, e o apóstolo Paulo nos lembra que a Rocha, que os seguia, era Cristo: “E beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo” (1 Co 10:4). 

“E, engordando-se Jesurum, deu coices (engordaste-te, engrossaste-te e de gordura te cobriste), deixou a Deus, que o fez e desprezou a Rocha da sua salvação” (Dt 32:15); 

“Esqueceste-te da Rocha que te gerou; e, em esquecimento, puseste o Deus que te formou” (Dt 32:18).

 

“Louvem o seu nome com danças; cantem-lhe o seu louvor, com tamborim e harpa” (v. 3).  

O cântico entoado a Cristo deve ser expressão do espírito, da alma e do corpo. A dança representa a totalidade do ser, de modo que, para louvar a Deus, é necessário o coração, a alma e todas as forças: “BENDIZE, ó minha alma, ao SENHOR e tudo o que há em mim, bendiga o seu santo nome” (Sl 103:1).

 

“Porque o SENHOR se agrada do seu povo; ornará os mansos com a salvação. 5  Exultem os santos na glória; alegrem-se nas suas camas. Estejam na sua garganta os altos louvores de Deus e espada de dois fios nas suas mãos” (v. 5-6).  

Neste verso vem expresso o motivo do cântico: O Senhor se agrada do seu povo!  

Do verso 5 extraímos a negativa: Deus não se agrada daqueles que não são o seu povo! Para pertencer ao povo de Deus, ou seja, para ser agradável a Deus, é necessário ter sido criado por Ele, conforme se lê:  

“Sabei que o SENHOR é Deus; foi ele que nos fez e não nós a nós mesmos; somos povo seu e ovelhas do seu pasto” (Sl 100:3). 

O verso 5 remete à asserção do verso 2:  

“Alegre-se Israel naquele que o fez, regozijem-se os filhos de Sião no seu Rei” (v. 2). 

Por que o júbilo? Porque se Deus os criou, certo é que são agradáveis a Deus. 

Como o povo de Israel não confiou em Deus e pediu para que Moisés lhes falasse, não Deus, pois ficaram com medo de morrerem quando o monte Sinai começou a fumegar, Deus os rejeitou como seu povo e por isso pereceram no deserto. 

“Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha. E vós me sereis um reino sacerdotal e o povo santo. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel” (Ex 19:5-6). 

Como os filhos de Israel não foram diligentes em ouvir a voz de Deus, ou seja, em guardarem a sua aliança, a palavra de Deus foi direcionada aos gentios e, dos dois povos, foi feito um só povo, que é a Igreja: “Porque este é um povo rebelde, filhos mentirosos, filhos que não querem ouvir a lei do SENHOR” (Is 30:9). A Igreja de Cristo foi constituída nação santa e povo adquirido: “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1 Pe 2:9; Is 65:1). 

O povo de Deus é constituído daqueles que foram agraciados com a salvação, ou seja, dos mansos. Os mansos são bem-aventurados, pois adentraram no descanso do Senhor (herdaram a terra). São bem-aventurados porque aprenderam de Cristo, que é manso e humilde de coração. Os mansos constituem-se o povo de Deus, visto que estão ornados de salvação (Mt 5:5). 

O povo de Deus é manso e santo, portanto, deve alegrar-se na glória recebida de Cristo. Os santos do Senhor devem exultar, porque adentraram no descanso (cama, repouso) prometido: “E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um” (Jo 17:22; v. 9; Hb 4:3). 

É requisito imprescindível aos santos que os altos louvores de Deus estejam na sua garganta. O que isso significa? Que os ‘altos louvores’ referem-se ao ‘fruto dos lábios’ que professam a Cristo (Hb 13:15). Cristo, o Filho de Davi, é o cântico novo que Deus colocou nos lábios dos seus santos. Cristo é o perfeito louvor: “E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir os seus selos; porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, língua, povo e nação” (Ap 5:9). 

Só é possível os altos louvores estarem na garganta, se o coração foi trocado por um novo coração, pois a boca fala do que há no coração (Sl 51:10 e 14-15; Is 57:15 e 19). É Deus quem cria o louvor nos lábios dos tristes: paz, tanto para os judeus (perto), quanto para os gentios (longe). Confessar que Jesus é o Cristo, é o sacrifício de louvor, o fruto dos lábios, quando se confessa a Cristo: “Portanto, ofereçamos, sempre, por ele, a Deus, sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome” (Hb 13:15; Sl 50:14 e 23; Sl 107:22; Jo 15:8). 

Através do paralelismo emblemático, o salmista estabelece que ‘os altos louvores de Deus’, compara-se a uma espada de dois fios, nas mãos dos seus santos. É por isso que o apóstolo Paulo, ao falar aos obreiros, recomenda que sejam aprovados, ou seja, que manejem bem a palavra da verdade: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade” (2 Tm 2:15). 

A espada de dois fios, diz da espada do Espírito, das palavras de Cristo, que são espírito e vida: “Tomai, também, o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus” (Ef 6:17; Jo 6:63), de modo que a Igreja de Cristo constitui-se de santos, despenseiros do ministério do espírito  (2 Co 3:6 e 8). 

Aquele que proclama a Cristo como Senhor e salvador dos homens, está com os altos louvores de Deus em sua garganta. Falar de Cristo aos homens é o mesmo que ter a espada de dois fios nas mãos: “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, mais penetrante do que espada alguma de dois gumes,  penetra até à divisão da alma e do espírito, das juntas e medulas e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração” (Hb 4:12). 

Proclamando a Cristo, como diz as Escrituras, os seus santos estarão entoando louvores a Deus. Basta ao povo do Altíssimo batalhar pela Fé (evangelho), que uma vez foi dada aos santos, que estará adorando a Deus, na beleza da sua santidade. Basta desembainhar a espada do Espírito, manejando bem a palavra de Deus, que o crente estará adorando a Deus, em espírito e em verdade. 

O evangelho é salvação para todo que crê, portanto, o cristão deve exultar com o evangelho. O cântico, o louvor, a exultação e a adoração do cristão, não se firmam em cânticos entoados durante a liturgia dos cultos antes, é por professar a Cristo como Senhor.  Deus é glorificado, quando o crente dá muito fruto (Jo 15:8) e para isso foi plantado pelo Senhor (Is 61:3; Is 60:21). 

Todos que estão ligados à Videira verdadeira produzem muito fruto, ou seja, o fruto dos lábios que confessam a Cristo (Hb 13:15). É através deste fruto dos lábios que confessam a Cristo, que Deus é glorificado (Jo 15:8). 

“E todos os do teu povo serão justos, para sempre herdarão a terra; serão renovos por mim plantados, obra das minhas mãos, para que eu seja glorificado” (Is 60:21);  

“Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que, em tudo, Deus seja glorificado, por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e o poder para todo o sempre. Amém” (1 Pe 4:11). 

É inútil afinar instrumentos musicais; não adianta fazer inúmeros ensaios musicais; não adianta estruturar um grande coral; tão pouco gritar ‘aleluia’ e ‘glória’, se o adorador não professar a Cristo como Senhor, conforme diz as Escrituras. Mas, se professar a Cristo segundo as Escrituras, nisto Deus é glorificado! 

 

“Para tomarem vingança dos gentios, e darem repreensões aos povos; Para prenderem os seus reis com cadeias e os seus nobres com grilhões de ferro; Para fazerem neles o juízo escrito; esta será a glória de todos os santos. Louvai ao SENHOR” (v. 7-9).

O salmo termina apontando aspectos do reino milenar de Cristo. O salmista, em espirito (profecia), faz menção de Cristo, quando for entregue o reino pelo Pai (v. 7 e 9). Cristo, antes de se assentar como Rei no trono de Davi seu Pai, quando reinará sobre toda a terra, pisará o lagar da ira de Deus, conforme o descrito pelo profeta Isaías no capítulo 63, versos 1 a 6.

“QUEM é este, que vem de Edom, de Bozra, com vestes tintas; este que é glorioso em sua vestidura, que marcha com a sua grande força? Eu, que falo em justiça, poderoso para salvar. Por que está vermelha a tua vestidura e as tuas roupas, como as daquele que pisa no lagar? Eu sozinho pisei no lagar e, dos povos, ninguém houve comigo; e os pisei na minha ira, e os esmaguei no meu furor; e o seu sangue salpicou as minhas vestes, e manchei toda a minha vestidura. Porque o dia da vingança estava no meu coração; e o ano dos meus remidos é chegado. E olhei, e não havia quem me ajudasse; e admirei-me de não haver quem me sustivesse, por isso, o meu braço me trouxe a salvação e o meu furor me susteve. E atropelei os povos na minha ira, e os embriaguei no meu furor; e a sua força derrubei por terra” (Is 63:1 -6)

Jesus Cristo atropelará os povos na sua ira, pois Ele é o braço do Senhor, que faz o que é aprazível ao Pai (Is 62:5).

Como Deus prometeu ao Seu Filho as nações da terra por herança (Sl 2:8; Mt 19:28), Cristo há de reger as nações com vara de ferro (Sl 2:9). Nada do que foi predito por Deus falhará, pois Deus fará cumprir nos reis da terra e, em seus nobres, o juízo pré-estabelecido nas Escrituras (v. 9).

Claudio Crispim

É articulista do Portal Estudo Bíblico (https://estudobiblico.org), com mais de 360 artigos publicados e distribuídos gratuitamente na web. Nasceu em Mato Grosso do Sul, Nova Andradina, Brasil, em 1973. Aos 2 anos de idade sua família mudou-se para São Paulo, onde vive até hoje. O pai, ‘in memória’, exerceu o oficio de motorista coletivo e, a mãe, é comerciante, sendo ambos evangélicos. Cursou o Bacharelado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública na Academia de Policia Militar do Barro Branco, se formando em 2003, e, atualmente, exerce é Capitão da Policia Militar do Estado de São Paulo. Casado com a Sra. Jussara, e pai de dois filhos: Larissa e Vinícius.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *