Um novo coração e um novo espírito

O evangelho é a revelação divina capaz de operar uma transformação profunda no homem, concedendo-lhe um novo coração, o que essencialmente significa uma mudança de mente. Essa mudança é a metanoia, traduzida como arrependimento, que envolve a renovação do entendimento e da compreensão.

Leia mais

A conversão precede a regeneração

A conversão ocorre quando o homem se arrepende, ou seja, muda seu entendimento por causa de Cristo, o reino dos céus entre os homens, e crê que Jesus é o Cristo.

Leia mais

Confissão de Pecados

Observe que o publicano não listou os seus erros cometidos, o que entendem por confissão de pecados, antes reconheceu que era pecador e que carecia da misericórdia de Deus.

Leia mais

A escravidão do pecado

Todos os homens são pecadores (sujeitos à escravidão do pecado), independentemente de ações, nacionalidade e condição social.

Leia mais

O arrependimento de Deus

Se o homem é fiel em obedecer a Deus, Deus será misericordioso, e se o homem for infiel em obedecer, Deus retribuirá em rosto. A base do arrependimento de Deus está na sua palavra imutável.

Leia mais

O que pregar sobre arrependimento?

É relativamente fácil um judeu mudar o seu comportamento reprovável em sociedade, porém, é mais fácil passar um camelo no fundo de uma agulha do que um rico mudar a sua concepção acerca do Cristo.

Leia mais

Deus repreende Jó

Jó achava que a sua justiça servia para se cobrir como que de um manto e um enfeite como um diadema, mas Deus o concita a se vestir de majestade e de glória, e que o seu enfeite fosse de excelência e grandeza…

Leia mais

A necessidade do novo nascimento

No novo nascimento Deus não ‘transforma’ o coração do pecador, na verdade, Ele cria (bara) um novo homem, em verdadeira justiça e santidade.

Leia mais

Zaqueu, o chefe dos publicanos

É equivocada a concepção de que Zaqueu, o chefe dos publicanos era corrupto e que amealhou riquezas defraudando os seus concidadãos.

Leia mais

Isaías 40 – Eis aqui o vosso Deus!

O Verbo eterno veio ao mundo, portanto, em Jerusalém, deveria ser anunciada, abertamente, a seguinte mensagem: – “Este é o nosso Deus”!

Leia mais