Guardei a fé
A ‘fé’ a qual o apóstolo Paulo faz referencia, diz da verdade do evangelho, ou seja, da fé que foi entregue aos santos (Jd 1:3).
A ‘fé’ a qual o apóstolo Paulo faz referencia, diz da verdade do evangelho, ou seja, da fé que foi entregue aos santos (Jd 1:3).
Sem o mandamento (fé, fidelidade) para imolar o filho, Abraão poderia crer (fé) na existência de Deus, mas não seria aprovado.
Crer em Cristo é mérito por parte do homem, ou obediência a um mandamento de Deus?
Se a mulher samaritana conhecesse o dom de Deus e soubesse quem lhe pediu água, reconheceria, de pronto, que aquele homem à beira do poço de Jacó era o Cristo, o dom inefável de Deus dado aos homens.
O mesmo Jesus que disse que ‘os cães ficarão de fora da cidade’, também disse que ‘quem não nascer de novo não pode ver o reino dos céus’!
Ninguém é ou será salvo por boas ações. A fé é imprescindível à salvação, daí a exigência bíblica da ‘obra da fé’.
Os enigmas propostos nas parábolas, essencialmente, referem-se a algo já abordado pelos profetas, salmos e a lei
A alegoria que remete as duas alianças, Sara e Agar, destaca que aqueles que desejam estar debaixo da lei são comparados ao filho da escrava, e não herdarão com a igreja de Cristo.
A atitude dissimulada de Pedro diante da chegada dos cristãos convertidos do judaísmo influenciou outros cristãos de origem judaica, levando até mesmo Barnabé a se deixar levar. Durante um evento importante, eles chegaram a se afastar dos cristãos convertidos entre os gentios.
Enquanto a transgressão de Adão resultou na queda e na sujeição de todos ao pecado, a obediência de Cristo trouxe justificação e reconciliação com Deus. Assim, Adão e Cristo representam dois marcos opostos: o primeiro trouxe a condenação, e o segundo, a redenção por meio dom gratuito de Deus.