Epístola do apóstolo Paulo a Tito
Além de instruir Tito, o que demonstra um cuidado com a liderança da igreja local, o apóstolo Paulo também tinha cuidado da igreja…
Além de instruir Tito, o que demonstra um cuidado com a liderança da igreja local, o apóstolo Paulo também tinha cuidado da igreja…
A obra exigida na epístola de Tiago de quem diz que tem fé (crença) é a obra que a perseverança termina (Tg 1:4), ou seja, é permanecer crendo na lei perfeita, a lei da liberdade (Tg 1:25).
É por causa dos opositores do evangelho que o evangelista João demonstra que Jesus veio ao mundo por ‘água’ e por ‘sangue’.
Sem o mandamento (fé, fidelidade) para imolar o filho, Abraão poderia crer (fé) na existência de Deus, mas não seria aprovado.
Vincular indivíduos a destinos (predestinação), antes mesmo de nascerem, é pensamento contrário às Escrituras, pois a Bíblia evidencia que os destinos estão vinculados aos caminhos, e não aos indivíduos.
Um só homem pecou e todos pecaram, segue-se que o pecado que subjugou a humanidade não decorre da desobediência à lei.
Esta é a condição daqueles que obedeceram a verdade do evangelho: libertos do pecado e servos da justiça.
Enquanto a transgressão de Adão resultou na queda e na sujeição de todos ao pecado, a obediência de Cristo trouxe justificação e reconciliação com Deus. Assim, Adão e Cristo representam dois marcos opostos: o primeiro trouxe a condenação, e o segundo, a redenção por meio dom gratuito de Deus.
No evangelho de Cristo, que é poder de Deus para salvação, a justiça de Deus revela-se aos homens de forma clara e acessível. A compreensão dessa justiça não se baseia em teorias filosóficas ou intelectuais. Pelo contrário, ela se manifesta concretamente na vida daqueles que creem em Cristo. O apóstolo Paulo fala sobre a justiça de Deus como um conhecimento vivencial, que transcende as expectativas humanas de justiça.
Deus fez os cristãos idôneos, ou seja, Ele os criou com plena capacidade para serem participantes da herança dos santos. Quando os cristãos creram na mensagem do evangelho, receberam poder para serem feitos filhos de Deus (João 1:12). Ao serem criados, foram criados em verdadeira justiça e santidade (Efésios 4:24). Desta maneira, Deus criou um novo homem (os cristãos) em Cristo. As novas criaturas (os cristãos) vieram à existência com pleno direito à herança guardada nos céus, não necessitando estar sob tutores ou curadores, como era próprio à lei (Gálatas 4:1-2).